quinta-feira, 12 de abril de 2012

TV Antena 10, não...

Estamos prestes a iniciar mais um campeonato piauiense. Já que não há condições para grandes contratações, nem pelo clube mais rico da cidade e do estado, no caso o Ríver Atlético Clube, a solução encontrada foi o sorteio de motocicletas para atrair o torcedor, quando na realidade o produto futebol é quem deveria atraí-los.
Em vez de começar em janeiro como todos os outros regionais, iniciará somente agora, (no próximo final de semana). Por isso que os nosso clubes são eliminados logo de início das Copa do Brasil. Começam frio enquanto os outros já vem com 10 partidas oficiais.
A TV Antena 10 detém os direitos de transmissão dos jogos até dezembro deste ano. A TV Meio Norte está anunciando as transmissões.O torcedor ainda não sabe como se dará o final desta briga.
Mas se for para o bem do futebol do Piauí, o bom mesmo é que a TV Meio Norte faça a transmissão. A Antena 10 (afiliada da Record) fez o trabalho durante 2 anos. Quem acompanhou o campeonato de outros estados transmitidos pela televisão e compara com aquelas feitas pelo Record local pode falar que o trabalho da Antena 10 foi muito ruim. E olha, que o governo do estado colocou grana na parada.
Nos outros estados como Ceará (TV Diário e Verdes Mares) , Alagoas (TV Pajuçara, se não me engano), Tocantins (TV Pública local), Pernambuco (Globo Nordeste), Amazonas (TV A Crítica), Rio Grande do Norte (TV União), Pará (TV Cultura) há estádios bem parecidos com os nossos. As cabines de rádios também são bem próximas ao nível do gramado. Para que se pudesse instalar as câmeras de transmissão das partidas a solução encontrada por aquelas emissoras foi improvisar uma espécie de torre, algumas de madeira outras de ferro. Assim a filmagem ficava bem aberta e lá do alto. Dava para ver o esquema tático das duas equipes, a disposição dos jogadores dentro de campo. Isso foi necessário para mostrar o campo de jogo com uma amplitude razoável e confortável para o torcedor. Houve visível preocupação com o telespectador. No mínimo 4 câmeras eram instaladas nas transmissões.
Percebi também uma boa estrutura de comentaristas tanto de dentro do campo do jogo como das cabines de transmissão. Falavam o suficiente e de forma bem profissional deixando um ar de seriedade naquilo que estava sendo feito.
Narravam e comentavam do jeito deles, porém com uma certa qualidade. Não percebi tentativas de se copiar as grandes emissoras do sul.
Os cortes de câmeras eram rápidos e precisos. O Replay, quase que instantâneo. A imagem em SD, ou seja, digital porém não era de alta definição (HD). Não havia chiados, zumbidos. O sinal não caía. O horário das partidas na maioria das vezes era nas quartas - feiras. Ou então no domingo como ocorre com a TV Cultura do Pará (TV Pública). Havia entrevistas depois dos jogos e com uma certa demora. Não existiam aqueles cortes instantâneos para atender a programação nacional.
Observações que eu fiz no ano passado (este ano não estou acompanhando por falta de tempo) e comparei com as transmissões da TV Antena 10, que ao meu ver demonstrou bastante incompetência nas suas transmissões: eram câmeras instaladas nas arquibancadas dos pequenos estádios (Piripiri e Campo Maior) quase ao nível do campo. Mal dava para se ver com precisão a disposição dos jogadores no gramado. Em vários jogos o sinal caiu. O narrador perdia-se durante as transmissões. Trocava o nome do jogador. Fazia elogias desproporcionais chamando de forma indireta o torcedor de burro. Dizia que aquela era uma grande transmissão quando a deficiência era geral. O repórter de campo era o Tony Black. Por aí dá para perceber como eram os comentários e observações. No máximo umas 03 câmeras faziam os cortes. A Record Nacional, em alguns casos, chegou a cortar os 5 minutos restantes da partida. Em síntese, era flagrante a falta de preparo técnico e humano nas transmissões da TV Antena 10. Tudo bem que ela atinge todo o Piauí e parte de outros estados. Mas com toda a falta de qualidade, não se pode dizer que aqueles tipos de transmissões estavam beneficiando o futebol do PI.

A CBF preferiu a Globo à Record nas transmissões do futebol nacional, apesar de esta última ter prometido pagar mais. A questão do profissionalismo e qualidade das Organizações Globo pesou a seu favor.
Por tudo isso acho que se deveria dá uma oportunidade à TV Meio Norte, que também alcança grande números de municípios no PI e MA, a renovar outra vez o contrato de transmissão com a Antena 10.
A MN tem um pessoal mais qualificado do que a Antena 10. Imagem melhor, já tem experiências em eventos ao vivo como micaretas. É bem mais assistida. Não tem vínculo com qualquer rede nacional de televisão e poderia fazer a transmissão das partidas, seja nas quartas, nos sábados e domingos. A Antena 10, das 4 emissoras grandes do Piauí, é a de menor qualidade...
Em suma, se quiseram melhorar a imagem do futebol local, é necessário mudar a emissora responsável pelas transmissões do campeonato do Piauí. O futebol já é ruim e com uma emissora também ruim, não se vai a lugar nenhum. Que os compromissos com os amigos fiquem de lado e o futebol piauinse em primeiro lugar.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, eu vi a transmissão da MN do jogo de Futsal entre a Seleção Brasileira e a Piauiense e foi muito bom.

    ResponderExcluir
  2. A transmissão do futsal foi horrível, meu. Não sabiam de nenhum jogador da seleção Brasileira, toda bola era o Falcão que estava dominando, o primeiro nome que vinha a mente na hora do gol, sendo que o mesmo só marcou um, e, quando não, revezando para o Lenísio, só porque falou que tem família de origem piauiense. No jogo de sábado o narrador trocou Barata por Batata, além de outras atrocidades na transmissão.

    ResponderExcluir

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.