Peguei alguns comentários de internautas lá do Blog do Juca Kfouri com os quais eu concordo. Antes vou expor o meu:
Até parece que o treino dos espanhóis é mais ou menos assim: não precisa fazer gol. Aqui a brincadeira é de João Bobo. O importante é não deixarem tomar a bola. O pior que ninguém consegue tomar se não for por erro deles. Pelo jeito eles devem colocar 11 contra 11, nos treinos, em uma quadra de areia do tamanho de uma de futebol de salão porque a diminuição do tamanho do campo objetiva exatamente melhorar os passes e dá qualidade nos domínios da bola. Junto a tudo isso talvez eles diminuam o tamanho da bola para aumentar a qualidade no domínio. São suposições. Certamente aquilo que o Barcelona fez contra o Santos é sim para nós terrestres. O segredo está nos treinos e claro na qualidade que já é inata. O Univerdade do Chile é outro time que tem um bom toque de bola. Dizem até que lembra em alguns momentos o Barcelona. Posso afirmar que pelo menos prepara físico, arrancada, o time Catalão tem de sobra. Até lembrei das Copas do Brasil aqui no estádio Albertão em Teresina. Quando os times do sul vêm aqui jogar, as equipes do PI mal conseguem desarmar o adversário, tomar a bola. Enquanto Rio e São Paulo iniciam seus campeonatos bem cedo as equipes do nosso estado fazem amistosos para jogarem a competição nacional. Os visitantes já têm participados de 9 a 10 partidas oficiais. O rítmo de jogo se torna diferente como também o preparo físico, a arrancada. O mais preparado chega na bola com mais força, maior superioridade. Foi o que eu vi também hoje. O Barça ganhava com facilidade as disputas de bola. Até parecia que o Santos tinha começado a temporada há poucos dias. O Neymar pode sim ter se desvalorizado um pouco na partida de hoje. Lembrou dos games, da imagem do Puyol e tremeu. Talvez o mais correto seria vender o garoto para a Europa. Ali ele irá ganhar mais força muscular, como ganharam os Ronaldinhos. Estes jogaram muito mais depois que foram para lá. Com o futebol deste domingo, de 4 a 0 sobre o Santos quando poderia ser de 7, o melhor mesmo é dizer que o segredo do Barcelona é um enigma. Mas que o Santos amarelou, isso sim...
Não existe parametro para dizer que o Santos é o 2º melhor time do mundo, pois não enfrentou outras grandes equipes européias. Seria como promover a decisão de um campeão da 1ª divisão com o campeão da 4ª divisão nacional e ainda assim seria mais equilibrado.
Caro, Juca, sim ficou claro para todos. O Barça irá se torna lenda.
Maravilha de time, dizem que o futebol é puramente brasileiro, duvido e catalão.
Parabéns Santos.
jose
“Na verdade ficou barato, porque 7 a 1 seria o placar mais verdadeiro.” vc foi sábio Juca. Nunca na história dos mundias vi um time brasileiro ser dominado e massacrado. O problema não é perder. É perder somente assistindo o outro jogar. A verdade é uma só o Barcelona é maravilhoso e tudo que dizem,mas, o Santos também se borrou nas calças. Não pôs o pé na bola no 1º tempo e no 2º o Barça fez jogo de bobinho tentando fazer gol bonito como vc disse.
O Nino Ricci fez um comentário perfeito!
Só para reforçar, lembro de outros vexames recentes do futebol brasileiro, contra adversários como o Mazembe, Tolima, e os vários clubes que viraram fregueses da La U. Sem contar os medíocres resultados da seleção da CBF.
O futebol brasileiro precisa de uma reformulação total, com o afastamento de cartolas medíocres e corruptos, mudanças estruturais, calendários, etc.
E principalmente que a mídia baba-ovo deixe de viver de bajular certos jogadores e cartolas, e cobre uma mudança radical.
Abraços
O Barcelona é um excelente time mas não é de outro mundo não.
É óbvio que se você for enfrentar o Barcelona e aceitar o jogo deles vai se dar mal.
O Santos home, parecia mais amedrontado do que o time árabe no meio da semana.
Assistia ao Barcelona jogar sem oferecer nenhuma resistência.
Aliás, chamava a atenção o corportamento exageradamente submisso do time do Santos, preocupados em cumprimentar os jogadores do Barcelona a cada disputa de bola. Pareciam mais tietes do que adversários.
E a equipe da globo nem narrava mais o jogo rasgando elogios ao Barcelona, fazendo parecer que é impossível vencê-los.
Até parece que o Barcelona começou a existir em 2011. Esquecem que o Inter mostrou como se ganha do Barcelona em 2006, coisa bem recente, já com vários jogadores que jogaram hoje e o melhor do mundo, Ronaldinho.
O próprio São Paulo em 92 ganhou deles.
A grande verdade é que o Santos decepcionou. Ficou assistindo ao Barcelona jogar. Parecia mais interessado em fazer amizade com os jogadore do Barcelona do que ganhar um título.
O banho de água fria na pretensa grandiosidade brasileira. Ou trabalham com humildade e seriedade na organização da Copa, ou o vexame fora de campo será do mesmo tamanho.
O Santos entrou morrendo de medo do Barcelona. Durval não sabia o que fazia lá, Leo estava perdido, Ganso sumido, Neymar pipocando e Borges sem função. Ninguém marcava ninguém, ficavam assistido ao jogo, toda vez que faziam uma falta, corriam para pedir desculpas ao adversário… resumindo: o Santos jogou se cagando e deixou o Braça jogar à vontade. Claro que o Barcelona é um excelente time, mas os jogadores do Santos não poderiam nunca tomar 4 gols e não fazer nenhum. O time deveria estar com “sangue nos olhos”, com jogadores jogando a 200 por cento, no entanto estavam tremendo. Uma vergonha!
Cairam na real? O futebol no Brasil tem que ser levado mais a sério. Ôba Ôba é para iludir quem não entende e nunca jogou bola. O argentino Messi é um jogador diferenciado e apesar de jovem, já é experiente. O atleta Neimar é uma promessa para o futebol e se as pessoas que assessoram não tiverem responsabilidade, podem estragar uma carreira de muito futuro. Joga muito esse time do Barcelona!
Caro Juca,
Consumindo essa nossa mídia de qualidade duvidosa cheguei até a acreditar que o time da Vila pudesse fazer frente ao Barça. Ledo engano.
Entretanto, gostaria de relativizar essa questão de “outro planeta” em que você e muitos insistem em colocar o time catalão.
Se pararmos para analisar outros mundiais em que os sulamericanos levaram sobre os medalhões europeus, não vejo tanta diferença assim. O próprio Barcelona de Valdez, Zambrotta, Puyol, Rafa Márquez, Van Bronckhorst, Xavi, iniesta, Deco, Giully, Ronaldinho Gaúcho, Gudjohnsen entre outros, caiu diante do time Colorado. O São Paulo, bateu o tão temido esquadrão de Cruyff em 92 que tinha nada menos que Zubizarreta, Stoichkov, Laudrup e Guardiola entre outros.
O Estudiantes da Argentina perdeu honradamente na prorrogação contra o time que é a base deste que jogou hoje.
Então, no meu ponto de vista, o time brasileiro não estava suficientemente preparado para este mundial e enfrentou uma equipe muito melhor organizada, mas de seres humanos como nós.
O Barcelona não tem nada de mais. Apenas joga com inteligência.
Vejamos: Quando a marcação aperta, eles simplesmente recuam a bola para alguem desmarcado, e algeum sempre fica desmarcado, ou recuam para o goleiro.
Aqui a primeira grande diferença. Time brasileiro quando a bola é recuada para o goleiro, eles dão um balão para frente, isto resulta em matemática, 50% de changes de a bola cair para o adversário e quase sempre isto acontece. O Barça não , o geliro devolve a bola para um companheiro desmarcado ….
Todos ajudam na marcação e todos vão para o ataque. Time brasileiro não. Ah, eu sou centro avante, vou ficar aqui parado esperando alguem colacar a bola no meu pé para eu marcar. Isto já era. O pior é que os clubes pagam fortunas para estes molengas e ainda tem imprensa que acha que temos muitos craques. Temos é artistas de circo.,
Parabéns aos espanhóis. Jogam como se estivessem num treino, fazendo aquela brincadeira de joão bobo. Fácil. Fácil. Basta se posicionar, sair da marcação e ser solidários.