segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Secretário admite problemas de infraestrutura e culpa União

Comentário do Blog: mais uma mentira. A culpa não é da União e sim dos péssimos parlamentares que historicamente sugam recursos públicos e nada fazem pelo estado.
Só para se ter uma ideia, no último dia 22/12 a Comissão  Mista de Orçamento (Senado e Câmara) estave reunida por volta das 19 h horas de Brasília para votar destaques (mais recursos federais no orçamento para 2012) solicitados por parlamentares de diversos estados entre eles o estado do Ceará, que  no apagar das luzes conseguiu aprovar mais de 20 milhões para obras de infraestrutura a serem executadas  mas precisamente na cidade de Fortaleza. Pasmem, nenhum deputadozinho ou senadorzinho do PYAUY estava presente àquela comissão, que horas mais tarde deu quórum para a votação do orçamento 2012, cujo relator da CMO era o PTralha Arlindo Chinaglia. Então, amigos, a culpa não é da União. E sim da falta de interesse e/ou desonestidade dessa turma de quinta categoria que comanda o PYAUY há séculos. Leia a desculpa do Secretário de Fazenda do governo do  Wilsão, que significa em tupi-guarany, atraso.

O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, reconheceu que o panorama traçado pela revista Veja a respeito do Piauí, onde o Estado aparece como a pior Unidade da Federação em atração de investimentos estrangeiros é pertinente. Ele afirmou que só é possível sair da atual situação a médio e longo prazos, com ajuda do governo federal.

Fotos: Jordana Cury / Cidadeverde.com

“Não há como fazer isso apenas com recursos próprios. Temos que responsabilizar o governo federal também. Não é possível superar essa situação de imediato, mas o governo trabalha para superá-la a médio e longo prazo”, afirmou.

Leia também:
Piauí é pior em atração para recursos estrangeiros, diz Veja 

Sobre a questão do escoamento da produção piauiense que, segundo a publicação, só pode ser realizado através de outros Estados, Alencar afirmou que com a construção da Ferrovia Transnordestina e da rodovia Transcerrados o problema estará resolvido. “É verdade que o escoamento é feito por outros Estados e com isso perdemos a oportunidade de agregar valores aos nossos produtos”, diz. 

Região
O secretário aponta ainda que o desenvolvimento do Nordeste não foi uniforme e que o Piauí acabou ficando para trás. “No Sul e no Sudeste, o crescimento foi uniforme para todos os Estados das regiões. Infelizmente, no Nordeste não foi assim. Vimos outros Estados crescerem e não conseguimos acompanhar”. 


Caminhos
A respeito da infraestrutura necessária para atrair investimentos, o secretário aponta que o governo está trabalhando na eletrificação e abastecimento de água de todo o Estado, mas o transporte ainda é um empecilho. Ele cita como exemplo a necessidade de haver uma rota fluvial pelo rio Parnaíba, e a conclusão da rodovia Transcerrados e da Ferrovia Transnordestina. 


Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.