08/03/2012 - 00h00
Da Redação - Fernanda Varela
Duas equipes nordestinas confrontam logo na estréia da Copa do Brasil de 2012. Comercial-PI e Fortaleza duelaram em Teresina e fizeram um belo espetáculo, sobretudo no segundo tempo.
Enquanto o Fortaleza é líder e está invicto no Campeonato Cearense, o Comercial fez a sua primeira partida oficial do ano, já que o Campeonato Piauiense tem previsão de início apenas para abril. A equipe piauiense, no entanto, não está sem ritmo de jogo, já que disputará a final de um torneio preparatório chamado de Torneio Movimentação.
PRIMEIRO TEMPO TOTALMENTE TRICOLOR
A partida começou com um campo bastante pesado, devido à forte chuva que caía em Teresina, o que atrapalhou o espetáculo, já que a bola tinha muita dificuldade em rolar.
Os primeiros minutos mostraram um Fortaleza com maior posse de bola e chegando com facilidade do ataque do clube piauiense, mas errando muitos passes. Já o Comercial, não conseguiu esboçar nenhuma reação na partida e não chegou ao ataque do Leão.
Aos 11 minutos, o Comercial conseguiu uma bela jogada e deu um susto na defesa Tricolor. Didi bateu uma falta com estilo, de fora da área, a bola fez uma curva enganando o goleiro Lopes, mas a bola saiu em linha de fundo.
Aos 15 minutos o Leão revidou com Cléo, que recebeu bola de fora da área e foi até a linha de fundo, cruzando para a pequena área. Rômulo não desperdiçou e deu um chutaço em direção ao gol, abrindo o marcador para o Fortaleza.
Driblando o tempo chuvoso e ainda com bastante superioridade de posse de bola e quantidade de vezes chegadas ao ataque, o Leão do Pici “furou” mais uma vez a defesa do Comercial e, aos 24, Cléo chegou com perigo, arriscando uma bola venenosa de longe. O goleiro Ventuir não viu a bola e nada pôde fazer, permitindo o segundo gol do Fortaleza na partida.
Logo aos 30 minutos, o Fortaleza partiu para o ataque mais uma vez e Guto desceu pela esquerda e cruzou na medida para Cléo, que cabeceou certeiro para o fundo das redes, marcando o terceiro do Leão e o seu segundo no jogo.
O final da partida continuou com o Fortaleza com mais presença em campo, enquanto o Comercial aproveitava as poucas chances de contra-ataque. Aos 41 minutos, o time da casa conseguiu aproveitar uma destas chances. Jonas conseguiu roubar uma bola no setor de meio de campo e arriscou um chute de muito longe, mas que foi bastante eficaz e culminou no primeiro gol do Comercial na partida.
Os minutos finais do jogo foram marcados pelas duas equipes mais recuadas e sem bons ataques, sem chances de gol.
Veja que golaço do jogador Jonas do Comercial do PI (1º). Chutaço...o gol mais bonita da Copa do Brasil 2012 nesta primeira rodada.
SEGUNDO TEMPO DE SUSTO E REAÇÃO
Com o tempo mais ameno, o segundo tempo da partida começou mais movimentado que o primeiro. Logo aos 8 minutos, Guto lançou para Cléo que, livre da marcação, avançou e mandou um chute forte em direção ao gol do Comercial, mas a bola passou por cima do travessão e por pouco não foi o quarto foi do Tricolor.
O jogo de mostrou bastante limpo e com um número pequeno de faltas, com o primeiro cartão amarelo sendo aplicado apenas na metade da segunda etapa. Na partida, o Comercial estava mais ativo e conseguindo chegar com mais facilidade à área do Leão, mas sem chances concretas para ampliar o marcador.
Aos 18, Jailson teve a sua primeira boa participação no jogo, quando limpou de fora da área e mandou um chute em direção ao gol de Vantuir. O goleiro estava atento e rebateu com facilidade.
Na sequência, o Comercial aproveitou mais uma bela oportunidade e, com Paulinho Messejana ganhou uma bola da defesa do Leão e chutou certeiro, mas Lopes conseguiu dar um toquinho na bola, evitando o que seria o segundo gol do Comercial.
Com as duas equipes travando um duelo forte, com bastante movimentação e oportunidades claras de gol, o jogo deixou de favorecer ao Leão do Pici e ficou bastante dividido e balanceado nas oportunidades ofensivas.
Aos 28 minutos, um choque onde Cléber Carioca bateu a cabeça em Jeferson pipoca, deixou o atleta do Tricolor caído no chão por alguns minutos. Sem se mover, o jogador preocupou aos médicos, que entraram imediatamente em campo. Cléber Carioca começou a demonstrar reação e respondeu a algumas perguntas do departamento médico do clube, se mostrando lúcido, mas foi substituído por Gilmak.
Passado o susto, o Fortaleza voltou a atacar. Geraldo fez bela tabela com Guto, que chutou cruzado e quase marcou o seu no jogo, mas a bola tirou tinta do travessão.
Aos 40 minutos, o Comercial mostrou que estava bem na partida e não iria entregar os pontos. Com o bate-rebate na área do Leão, a bola foi parar no travessão. No rebote, Alisson tocou de cabeça e fez o segundo do Comercial, fazendo com que passasse a haver jogo de volta, deixando o time piauiense vivo na Copa do Brasil. Embora o gol fosse do zagueiro Alisson, o árbitro marcou o gol para o atacante Paulinho Messejana.
O Fortaleza tentou reagir para eliminar o jogo de volta e, aos 43 Jailson cabeceou certeiro, mas Vantuir conseguiu alcançar a bola e fez uma bela defesa. Com seis minutos de acréscimos, a partida terminou com as duas equipes bastante eufóricas e com apenas chances de gol para o Fortaleza, que por muito pouco não conseguiu marcar mais um gol e eliminar o segundo jogo da primeira fase.
Com o resultado de 3 a 2, já que o Fortaleza não conseguiu vencer por dois ou mais gols de diferença fora de casa, haverá um jogo de volta entre as duas equipes, desta vez com o Fortaleza como mandante.
Ficha técnica
Comercial-PI: Vantuir; Cleiton, Robson Baiano e Alisson; Barata, Didi (Berimbau), Jonas, Vitor Hugo (Jeferson Pipoca) e Wescley; Jeferson Lopes (Da Silva) e Paulinho Messejana.
Técnico: Fernando Polozzi
Fortaleza: Lopes; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca (Gilmak) e Guto; Leandro, Lucas (Marquinho), Esley e Geraldo; Rômulo (Jailson) e Cléo.
Técnico: Nedo Xavier
Local: Albertão, em Teresina (PI)
Data: 07/03/2012 (quarta-feira)
Horário: 22h00
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novaes (MA)
Auxiliares: Aelson Mariano Campelo Gomes (MA) e Geison Mendes dos Santos (MA)
Cartão amarelo: Jonas (Comercial)
Fonte: Arena Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.