terça-feira, 31 de agosto de 2010

Futebol do Piauí e Maranhão pede socorro!



O Moto Club já fechou suas portas por causa da Federação de futebol do Maranhão, conforme reportagem abaixo. Por adotar o mesmo modelo do futebol maranhense, os próximos a fecharem suas portas podem ser os "grandes" clubes do futebol do Piauí. Esta mesma reportagem foi notícia hoje no Globo Esporte do Piauí. Agora por que a imprensa não faz uma matéria mostrando o abandono das sedes de alguns clubes da capital?

Um tradicional clube do Nordeste anunciou que está fechando as portas de seu futebol profissional por tempo indeterminado. O Moto Club, um dos times de maior torcida do Maranhão, preparou um documento à Federação de Futebol do estado, comunicando que desistiu de participar da Segunda Divisão do Campeonato Maranhense em 2010. O motivo é a crise financeira que assola o esporte local.
O presidente do Conselho Deliberativo, José Porcino, explicou que a dívida do Moto tornava inviável a continuidade do clube (os valores giram em torno de R$ 100 mil). Ele alegou ainda problemas de desorganização da FMF. Por sua vez, o presidente da Federação, Alberto Ferreira, respondeu dizendo que não pode ser culpado pelas falhas administrativas das equipes.
Nome do clube envolvido em escândalo em 2009
Depois do rebaixamento do Moto Club no Estadual de 2009, a Federação intercedeu e pôs a equipe para disputar a Segunda Divisão no mesmo ano. A decisão gerou indignação entre alguns clubes da Série B. O resultado desta manobra acabou em um escândalo: o Chapadinha entregou um jogo para o Viana ao perder por 11 a 0.
Na ocasião, Moto Club e Viana disputavam a última vaga na Primeira Divisão de 2010, e a estranha goleada acabou impedindo o primeiro de retornar à elite. O caso teve repercussão internacional e culminou na época com o afastamento do Chapadinha do futebol e a anulação da participação do Moto Club na Segundona.
Depois, o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão decidiu que a Segunda Divisão de 2009 não estava resolvida. O caso acabou revisto e a disputa foi novamente reaberta entre três times - e sem o Moto. O Santa Quitéria já assegurou um lugar na Série A de 2010, enquanto Viana e Chapadinha disputam a outra vaga neste domingo.
O Moto Club foi fundado em 13 de setembro de 1937. No dia 17 de setembro de 1939, fez sua primeira partida oficial, empatando por 1 a 1 com o Ateneu Teixeira Mendes.
JV Lideral também se despede, e Estadual muda
Outro clube também anunciou que está parando suas atividades por tempo indeterminado. Também por falta de recursos financeiros, o JV Lideral solicitou à Federação sua exclusão do Campeonato Maranhense de 2010. O time foi campeão estadual em 2009 com a melhor campanha da história do torneio.
Com a saída do JV Lideral, a competição agora será por pontos corridos, e o campeão será quem somar maior número de pontos após turno e returno. Além disso, apenas uma equipe será rebaixada para a Segunda Divisão. Pela primeira vez desde sua primeira disputa, em 1918, o torneio terá esta fórmula.
O Campeonato Maranhaense 2010 terá nove times e começa dia 2 de setembro. Mas a preocupação dos dirigentes é que não haja tempo de terminar a temporada ainda este ano. Caso o Sampaio Correia avance na disputa da Série D, alguns jogos da tabela do Estadual precisariam ter as datas alteradas.
Principais títulos do Moto Club
* Campeão Maranhense por 24 vezes, em disputas profissionais - 1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1955, 1959, 1960, 1966, 1967, 1968, 1974, 1977, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2004, 2006, 2008* Campeão Copa Norte/Nordeste: 1947* Bi-Campeão Copa Norte: 1948 e 1968* Campeão Torneio Maranhão/Pará: 1972* Campeão da Taça Cidade de São Luís: 1972, 1978, 1981, 1982, 1985, 1993, 2003 e 2004* Campeão da Taça Cidade de Teresina: 1997* Campeão do Torneio Djalma Campos: 2009

Fonte e vídeo: globo.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

E a renda de Flamengo e Palmeiras pela Copa do Brasil?

Vi protestos de torcedores do Flamengo/PI após a eliminação na Série D do Brasileirão. Já vi muita gente protestar no esporte piauiense, para o bem dele ou para bem próprio, mas as queixas levantaram uma questão que ainda não digeri.
Durante a Copa do Brasil, este blog tratou do borderô do jogo entre Flamengo/PI e Palmeiras, que apontava público pagante de apenas quatro mil torcedores, e renda pouco maior que R$ 50 mil (relembre aqui). Na época, o Flamengo contestou o documento e reafirmou que o público foi bem maior. Mas até hoje, o site da CBF aponta os dados irreais.
A torcida, que viu o Flamengo treinar na semana passada com garrafão de água improvisado no lugar de cone, questiona onde o dinheiro foi parar.
O Flamengo tem seus méritos. A atual diretoria é a mesma campeã em 2009 com um elenco repleto de pratas da casa. Em 2010, acertou ao tentar trazer um jogador bilheteria, mesmo que o escolhido, Jardel, não tenha sido a melhor opção. Mas fez barulho, fez renda. Agora, creio que não custe nada explicar o que ocorreu.

Fonte: cidadeverde.com

http://www.cidadeverde.com/naesportiva/

Niel no Treze

O lateral direito Niel, que disputou o Campeonato Paulista pelo Mogi Morim/SP, agora está na Série D do Campeonato Brasileiro.
O jogador, formado no Flamengo de seu Raimundo Soares, é titular do Treze/PB, comandado por Marcelo Vilar, ex-técnico de River/PI e Palmeiras/SP.
Ao contrário do time que o formou, o Treze de Niel está na segunda fase da Série D. Terminou a primeira como líder de seu grupo após quatro vitórias em seis jogos.

www.cidadeverde.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Torcedores do EC Flamengo vão escandalizar com a diretoria

Torcedores do ECF prometem processar judicialmente a atual diretoria do Flamengo. Alguns torcedores, como Petrônio, acusam os dirigentes de desvio de dinheiro do clube, e a venda ilegal de todo o patrimônio, inclusive o galpão da sede social, localizado no conjunto Bela Vista, sem a aprovação da assembléia geral.

Outra denuncia é com relação à última eleição realizada ilegalmente. Segundo os torcedores a atual diretoria está atuando de forma irregular.

Os torcedores garantem que tem provas suficientes para processar, os dirigentes Everaldo Cunha e Jankel Costa, por desvio de dinheiro do clube.

Fonte: 180graus.com (José Gomes)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Presidente do Flamengo fala sobre o protesto


No áudio, o diretor Cardozo. Depois o presidente do Flamengo do Piauí, Everaldo Cunha, fala sobre as críticas recebidas ontem no estádio Albertão. Agora dá para perceber que a preocupação, o seu planejamento, pode ter sido apenas as competições internas: "ganhei não sei quantas Copas Piauí", "Mais outros tantos campeonatos piauienses", etc, etc. Agora vai uma pergunta: o Flamengo saiu do mesmo lugar? Ascendeu alguma série no campeonato brasileiro? Financeiramente está melhor? Se a resposta for negativa, então do que valeu mesmo essa presidência? Eu, como torcedor, prefiro que o time estivesse pelo menos na série C a ter sido milhares de vezes campeão piauiense, da Copa Piauí ou competições internas similares. Desculpe, Senhor Everaldo, como torcedor prefiro que tome outro rumo. É preciso inovação. Tirar o Flamengo do zero, porque esta atual diretoria, ao meu entender, não conseguiu nada. Talvez tenha deixado o clube em piores condições, sendo chacota no Brasil inteiro, piorando a imagem do clube ainda mais. Que contribuição foi esta? No áudio o presidente fala ainda que "podemos ser o último da série D, mas somos o primeiro do estado". No final dá para escutar essa frase. Por aí pode-se medir a mentalidade dos dirigentes do Flamengo do Piauí, dos dirigentes do futebol do Piauí. Como o Senhor falou: "futebol é resultado". Como o Flamengo nada conseguiu, nenhum resultado expressivo, há de concordar que cabe sim todas as críticas a tual gestão do comando do Mais Querido: até parece administração de amadorismo.

Flamengo do PI: vergonha, vergonha, vergonha

Numa das tardes mais melancólicas da história do futebol piauiense, o gigantesco e imponente Estádio Alobertão foi palco da despedida do Flamengo na Sèrie D do Campeonato Brasileiro, hoje (22) à tarde, diante do JV Lideral, de Imperatriz. O micro-público presente ao estádio presenciou um jogo fraco, morno, onde nem os dois gols (um para cada lado) serviram para camuflar a desértica paisagem que reflete os dias de hoje no futebol do Piauí.

De olho no outro jogo do grupo, entre Sampaio x Guarany de Sobral, o JV Lideral provocou um atraso de 12 minutos do início da partida. Quando a bola começou a rolar, porém, logo percebeu-se o nivelamento das duas equipes - por baixo - refletindo-se esta igualdade em um jogo fraco, sem maiores emoções. Nem os dois gols marcados no 1° tempo - um para cada time - serviriam para alguma coisa, pois foram ambos anulados pela arbitragtem.

Na fase final, Ismael abriu a contagem para o JV Lideral, aos 25 minutos, num toque por cobertura. Bonito gol que merecia um público melhor para aplaudi-lo. Como o Sampaio vencia o Guarany, em Sobral, o time de Imperatriz acomodou-se e permitiu o empate do Flamengo aos 35 minutos. Após cobrança de falta, Joniel desviou com a cabeça e colocu a bola nas redes maranhenses.

O Guarany também conseguiu o empate em São Luis e o JV correu atrás do prejuízo. Nos acréscimos, teve a chance de marcar duas vezes, mas seus atacantes não tiveram tranquilidade e competência para faze-lo, com o jogo terminando igual: 1 a 1. E as duas vagas para a segunda fase ficando com Sampaio Correa e Guarany de Sobral.

Alheios ao que se passava dentro de campo, os poucos torcedores do Flamengo que pagaram ingresso de geral protestaram com faixas e cartazes contra a atual diretoria do Flamengo (exibindo artigos do código penal). Aliás, o vazio provocado pela ausência do torcedor já era um protesto muito mais forte. Protesto contra uma situação de abandono cujo reflexo foi visto no próprio time do Flamengo, onde dois jogadores que estavam no banco de reservas vestiam uma camisa de passeio, uma vez que só haviam 16 camisas oficiais disponíveis. Pior (ou melhor?) que isso, só o fato de que apenas algumas testemunhas - o pior público da história do Campeonato Brasileiro no futebol piauiense - foram ao Albertão para este velório do futebol.

Fonte: acessepiaui.com.br






domingo, 22 de agosto de 2010

Série D, grupo A3

Resultados de hoje:
Sampaio 2 x 2 Guarany/CE
Flamengo 1 x 1 Lideral

Lideral morre na praia e quem passam são: 1º Guarany, 2º Sampaio, ou seja, equipes com maiores tradições no nordeste.

Protestos hoje no Albertão

Assisti há pouco na TV Antena 10 que um grupo de torcedores do Esporte Clube Flamengo entrou com uma representação junto ao Ministério Público do estado no sentido de verificar aonde foi parar todo o dinheiro que o clube arrecadou em fevereiro quando participou dos dois jogos da Copa do Brasil.
Comenta-se na cidade que o valor pode ter chegado a quase R$ 1 milhão de reais já que aqui no Albertão foram vendidos mais de 30 mil ingressos, fora os direitos de transmissão pagos pela Sportv e ESPN nas duas partidas envolvendo Palmeiras e Fla/PI. Vale lembrar que foi divulgado naquele mês no site da CBF um público e arrecadação infinitamente inferiores: por qual motivo? Esse mesmo grupo deverá na tarde de hoje, por ocasição da partida entre Fla/PI e JV Lideral/MA, promover a uma manifestação no estádio com diversas faixas de repúdio contra a atual administração do Mais Querido. Quem sabe que a partir de agora não haja o início de uma redenção para o nosso futebol? Caso eu consiga gravar a manifestação, postarei aqui.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Veja quem são os piores times da série D, 2010

Potiguar do RN: não fez nenhum ponto até agora no grupo 04. Em compensação o estado tem times nas séries B e C (América, ABC e Alecrim); Náuas do Acre: só conseguiu fazer 1 ponto no grupo 02. Em compensação o estado tem o Rio Branco na série C. Camaçari da Bahia: também só fez 1 ponto no grupo 07. O estado possui times nas séries A, B, C; Marcílio Dias de Santa Catarina: conseguiu somente 2 pontos nesta série D, grupo 10. Em compensação o estado possui times nas séries A, B e C. Flamengo do Piauí: só fez 2 pontos nesta série D do grupo 03. O estado não possui nenhum time nas séries A, B e C. É o pior estado dentre os citados acima por possuir vaga somente na série D. Parabéns aos nossos dirigentes.

Fonte: raposanet.com

sábado, 14 de agosto de 2010

Leia as duas postagens abaixo

Abaixo alguns personagens do futebol do Piauí:

Presidente do Flamengo do PI, Everaldo Cunha. Na sua gestão, só houve preocupação com os títulos conquistados dentro do estado. Parece não saber administrar o clube quando se trata de competições interestaduais. Nas duas últimas versões da série D, o Flamengo não passou da primeira fase, ficando na última colocação nos grupos do quais participou. Tudo leva a crer que falta planejamento e organização no clube.

Senador João Vicente Claudino: nestas eleições, concorre para o cargo de governador. É diretor do Ríver do PI e o homem mais rico do estado. Bem que poderia ajudar o futebol, mas nunca houve interesse. Pelo menos é o que parece.
Deputado Federal Eliseu Aguiar: conconrre nestas eleições para o mesmo cargo. Muita conversa e só. É o homem que está negociando a venda da sede do time por R$ 13 milhões e meio.


Deputado Federal Ciro Nogueira: concorre ao Senado neste ano. Membro da diretoria do Ríver do PI. Foi presidente do clube na época da Copa João Havelange; foi eleito e de lá para cá parece que não vai acontecer mais nada.

Lula Ferreira: presidente da Federação de futebol do Piaui há mais de 18 anos. É quem comanda a pior Federação de futebol do Nordeste, conforme ranking divulgado pela CBF. Eu teria vergonha deste título. As palavras planejamento e organização não posso afirmar que existam na sua administração. Aqui em Teresina têm ligas que conseguem organizar futebol amador cujo público, em alguns jogos, chega aos 1.500 torcedores, ou seja, maior do que o público do futebol profissional. Já passou da hora mudar, mas quem o elege são os clubes, as pessoas acima. Será que uma dia pode mudar?

Então, acima, alguns políticos que parecem querer apenas tomar proveito do futebol. Depois, outros que podem não ter contribuído positivamente para engranceder o nosso futebol. Não postei o nome dos cartolas do interior. Mas seus objetivos parecem ser apenas políticos: a maioria é ligado a siglas. Alguns clubes têm orçamento aprovado pela câmara de seus municípíos. O dinheiro público sai para o clube e as arrecadações retornam para onde mesmo? Há prestação de contas?

Lula é reeleito presidente da FFP

O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Luis Joaquim Lula Ferreira, foi reeleito para mais quatro anos de mandato à frente da instituição que dirige o futebol piauiense. Lula foi eleito por unanimidade, com os votos dos dez clubes filiados. Estiveram presentes na eleição todos os clubes, representados pelos dirigentes Robert Brown Carcará (Flamengo), Evaldo Carvalho (River), Reinaldo Ferreira (Piauí), Hamilton Reis (Caiçara), Antonio Guilherme (Comercial), Edilson Moreira (4 de Julho), Paulo Afonso (Barras), José de Arimatéia (Parnahyba), Everton Dias (Princesa do Sul) e Neto Leal (Cori-Sabbá). Cada clube tinha dois votos e Lula obteve os 22 votos possíveis.

Notícia do dia 05.10.2006 do portal meionorte.com - http://www.meionorte.com/barras,lula-e-reeleito-presidente-da-ffp,1227.html

Clubes Piaiuenses e Federação não sabem o que fazer

Representantes de clubes estiveram reunidos na Federação de Futebol.Na pauta estavam dois assuntos: Copa Piauí e Campeonato Sub-18. Terminado o encontro, nenhuma decisão foi tomada. Parece até que a reunião foi para marcar uma reunião, prevista para o dia 19, quinta-feira da próxima semana.

É perda de tempo.Somente o Flamengo tem time formado porque ainda está na Série D do Campeonato Brasileiro.Os demais estão curtindo as férias há algum tempo. O River, nos últimos 10 meses(aproximadamente), esteve em atividade somente de março a junho(4 meses). O clube tricolor não dá nenhum sinal de vida de um clube realamente em ação. Somente umas poucas pessoas são iludidas pelas entrevistas sem nenhum conteúdo.

Está absolutamente claro que os clubes não têm interesse em competições,bem diferente do que acontece em outros Estados, nos quais acontecem jogos do Campeonato Brasileiro(Séries A, B, C e D), Campeonato do Nordeste, Libertadores da América, Copa Sul-Americana e diversos torneios das categorias de base. A FFP também deixa claro que quanto menos jogos durante o ano, melhor.

O Campeonato Sub-18, entre amadores, também não interessa aos clubes. Temos pessoas dos bairros anunciando que vão representantar esse ou aquele clube filiado à Federação de Futebol do Piauí.

E diante de tanta má vontade, de indisposição para o trabalho pelo futebol piauiense, não adianta ficar insistindo.

O comportamento dos clubes e da FFP desestimulam qualquer possível interesse do público e de investidores no futebol local.Fazer alguma coisa na marra, sosmente para dizer que fez, não adianta. É piorar a situação. O melhor mesmo é decidir não fazer coisa nenhuma e ponto final.


Notícia do dia 13.08.2010 do portal cidadeverde.com - http://www.cidadeverde.com/clubes-piaiuenses-e-federacao-nao-sabem-o-que-fazer-63118

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Saídas para o nosso futebol

O torcedor pode me enviar sua sugestão sobre uma possível saída para o nosso futebol. Eu postarei aqui, desde que haja identificação. Se houvesse amor pelo nosso futebol, coisa que só se vê na literatura, chamaria o homem mais rico do Piauí e faria a seguinte proposta (arrendaria o clube): "está aqui um clube tradicional do futebol nordestino. Pegue-o e deixe-o pelo menos na série B; deixe também uma boa estrutura com 03 campos de futebol, uma sede digna com hospedagens para jogadores em local valorizado da cidade etc, etc. Em troca o Senhor pode usufruir financeiramente por 5 anos, tendo direito a quotas de TV, arrecadações e publicidades seja ela como for. Só quero isso do Senhor". A princípio seria igenuidade em pensar nesta proposta para um empresário, mas com uma publicidade desta estampada nas camisas do time, tendo a favor a TV, o empresário poderia lucrar de todas as formas e o clube também já que no Brasil só se respira novela e futebol. Talvez assim o homem que manda no Piauí poderia aceitar entrar na área do futebol. Caso contrário, você acha que ele iria dá dinheiro dele para os outros administrarem? O homem a que eu me refiro é o Senhor João Claudino dono da Houston Bike (uma das patrocinadoras da novela Passione da Globo), Onix, Armazéns Paraíba (apesar do nome, a empresa é do PI), Construtora Sucesso e outros grandes patrimônios distribuídos em toda parte do norte/nordeste. Aí sim o nosso futebol sairia da lama. Mas quem vai dá dinheiro para profissionais que fazem papel de amador?

domingo, 8 de agosto de 2010

Flamengo é eliminado precocemente da série D

Taca cá, taca lá. Não é melô japonês. É a campanha do Flamengo do Piauí na série D 2010. O Flamengo levou seus "craques" até a cidade de Codó no Maranhão e perdeu para o pai Sampaio por 5 a 1, uma verdadeira lavagem em cima do time do conhecedor de futebol Everaldo Cunha, Não venceu nenhuma partida, protagonizando em o pior time da série D de 2010. Paulo Moroni não tem nenhuma culpa. Juntaram uma porção de pernas de pau e lhe entregaram. "Atletas" que jogam peladas no interior de Altos , cidade do PI, na cidade de Codó/MA e na periferia de Teresina, assim comentam. Só resta ao sofrido torcedor desejar parabéns ao Lula, presidente da Federação de Futebol do Piauí e a seus comandados. Que o Ministério Público do Estado saia do seu ar condicionado e passe a trabalhar e fiscalize todos os presidentes (e seus diretores) de clubes do futebol do Piauí. Muito deles venderam a sede de seus clubes na década passada e nesta década e o dinheiro, mal aplicado, ninguém sabe aonde foi parar. Enfim, é caso de polícia o futebol do Piauí. Não anda de jeito nenhum. Hoje estamos ao nível de Acre, Rondônia, Amapá. Daqui a alguns anos estaremos aquém até mesmo a estes estados.

Classificação momentânea do grupo A3, série D


Sampaio x Flamengo/PI, hoje em Codó/MA

No Dia dos Pais, o Sampaio entra em campo pelo Campeonato Brasileiro Série D disposto a dar um grande presente a sua torcida: a liderança do Grupo 3. Para isso, o Tricolor só precisa vencer mais uma vez o Flamengo-PI.
A partida será realizada às 16h, no Estádio Renê Bayma, em Codó porque o Sampaio terá que cumprir a punição imposta pelo STDJ, da perda do mando de campo do último jogo referente à Série C, ainda de 2009.
E para tentar lotar o Estádio Renê Bayma, o Sampaio reduziu os preços dos ingressos em 50%. O preço único será de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Foram colocados à venda 4 mil ingressos.
O time teve uma semana mais tranquila após a vitória no domingo passado, em Teresina, por 1 x 0, contra este mesmo adversário. Se vencer o Flamengo-PI, o Sampaio chegará aos mesmos 7 pontos do JV Lideral que goleou o Guarany de Sobral, por 3 x 0, mas levará a vantagem no saldo de gols.
O Sampaio terá apenas uma modificação em relação à equipe que venceu o Flamengo, no domingo passado. O meia Diones que cumpriu suspensão retorna ao time, no lugar de Johíldo. O time do Sampaio terá a seguinte escalação: Rodrigo Ramos, Edson, Paulo Paraíba, Sílvio e Deca; Eloir, Elanardo, Diones e Léo; Célio Codó e João Neto.

Fonte: imirante

JV vence Guarany

Semana passada o JV Lideral foi a Sobral e trouxe na bagagem uma goleada. Ontem, o Guarany esteve em Imperatriz e recebeu o troco. Foi goleado pelo JV Lideral, por 3 x 0, no Estádio Frei Epifânio D'Adabia.


Com o resultado, o JV Lideral assumiu a primeira colocação do Grupo 3, com 7 pontos ganhos e precisa de uma vitória nos dois jogos que ainda terá pela frente contra Sampaio e Flamengo-PI, respectivamente para garantir a classificação e seguir no Campeonato Brasileiro Série D. Mas o JV poderá perder a lidença neste domingo, se o Sampaio vencer o Flamengo-PI, em Codó.


Os gols do JV Lideral foram marcados por Daniel Barros, numa cobrança de falta, aos 36 minutos do 1º tempo. O atacante Valdanes voltou a balançar as redes, aos 5 minutos do 2º tempo. E Toninho fechou a goleada cobrando pênalti, aos 49 minutos do 2º tempo.


O próximo adversário do JV Lideral será o Sampaio, no sábado (14), às 18h30, no Estádio Frei Epifânio D'Adabia, em Imperatriz. O Guarany de Sobral pega o Flamengo-PI, dia 15, domingo, às 16h30, no Estádio do Junco.


Fonte: Imirante

sábado, 7 de agosto de 2010

Fundamentos de futebol

Peguei este vídeo na net para comparar com o texto que escrevi sobre um ex-profissional que ensina futebol aqui no Piauí. Quanto ao vídeo que citei, respondendo a e-mails que recebi, procurei na internet e não encontrei. Lembro que vi na TV Cultura há algum tempo, cerca de 8 anos.


O vídeo da TV Cultura é parecido com estes, ou seja, o fundamento deve ser aplicado na fase infantil e adolescente.





Treinamento de fundamentos do Brasiliense

Opiniões

Blog
A respeito do Blog, eu utilizo com o objetivo de expressar minha opinião, seja certa ou errada, acerca do Flamengo do PI, do futebol do Piauí de forma geral. Sou apenas blogueiro e não tenho nenhuma relação com a diretoria do Flamengo, aliás, não conheço nhenhum deles. Já ouvi falar apenas. Meu objetivo é informar o Flamengo, o futebol do PI e criticar quando necessário.

Futebol do Maranhão
No início do ano, o Sampaio veio ao Lindolfo Monteiro jogar contra o Fla/PI. Estive lá vendo a festa do Jardel. Não vou entrar neste mérito apenas dizer que valeu tudo aquilo principalmente pela divulgação. Depois assisti a partida entre maranhenses e piauienses. Lá pelos 10 min. comentei com um cidadão que estava ao meu lado que o aquele Sampaio ali era melhor de que o nosso Flamengo. O rapaz perguntou se eu era torcedor deles. Eu falei que não. Apenas quis dizer que precisávamos de muita coisa para sermos pelo menos no porte daquele Sampaio. O rapaz disse que eu não sabia o que estava falando. O final todo mundo já sabe. O time do MA venceu com a maior tranquilidade. Naquela oportunidade, o nosso Flamengo só tinha um monte de corredores jogando sem inteligência, somente correria, típico do nosso futebol. Aqui basta que o cidadão corra bastante para ser bom de bola. Não quero dizer que correria não seja necessária. Quando for preciso. Se um jogador for um pouco mais lento, já não presta. Lentidão, ao meu ver, não é sinônimo de ser ruim, apenas uma forma de tentar ver o jogo e envolver, através de toques curtos como em futebol de salão, o adversário. Vi muitos jogadores de boa qualidade chegar no PI e não conseguir fazer nada porque o futebol no estado é a base de correria, sendo difícil a adaptção. Falaram tanto em um tal de Mairam. Resolvi ver o cara jogar. Para mim foi uma verdadeira decepção. Falam tanto do Índio. O Sampaio Correa recentemente (1 mês) dispensou o rapaz. Então acho que a visão do piauiense em saber se o jogador é bom ou não é meio distorcida. Depois falam que o jogador daqui não sai para nenhum lugar. O problema é que estes jogadores são bons jogando com jogadores do mesmo nível, ou seja, ruins. Um "detalhezim" já se acha que o cara daqui é craque etc, etc. É bom sim, dentro dos nossos limites. Quando é bom de verdade, sái como saiu o Leonardo do Picos, o Kléber Pereira do Moto. Quando vem uma competição nacional, fica claro que temos apenas jogadores mequetrefes sem inteligência, técnica. Por tudo isso, digo que o futebol maranhense, aos troncos e barrancos como o nosso, formam equipes melhores. Além disso eles sabem aonde buscar bons jogadores, pelo um preço que nós podemos pagar. Mas a nós falta um melhor conhecimento acerca de qualidade e onde buscar. Este intercâmbio entre os bons jogadores e os da terra é que amadurecerão os nossos, ensinarão alguma coisa nova.

Como aprender a ser bom? Somente opinião

Em abril de 2009 criei este Blog. Talvez em maio, escrevi que precisávamos de professores de fora para ensinar a nós futebol. Sugeri que fosse contratado uma comissão técnica inteira do interior de São Paulo para ensinar tudo sobre esta arte. E que era necessário que os técnicos e jogadores do PI tivessem humildade quanto a isto porque com peladeiros ensinando a peladeiras a coisa não andava. Escrevi e depois fiquei pensando se eu estava escrevendo algo de fato correto sobre o assunto. Recentemte o técnico Paulo Moroni do Flamengo do PI deu uma entrevista ao Sidnei Santos, repórter da rádio Antares 800 e da TV Antena 10. Moroni falou a mesma coisa. Disse que a forma de se preparar jogadores aqui no PI não era adequeda, que a visão estava distorcida. Que era necessário os técnicos descerem até o sul para ver como se trabalho o fundamento do jogador não para fazer curso de técnico. Ele não falou em estrutura, sim em dizer que a forma como se trabalha o fundamento estava errada. Bom, então eu tinha um pouco de razão no que escrevi naquele dia. Como gosto dos jogos de peladas, terminei conhecendo um jogador que jogou no Ríver na década de 90 e que hoje vive na periferia treinando uma escolinha de meninos de 12 a 15 anos. Perguntei como ele trabalhava: respondeu que apenas colova os jogadores para correr atrás da bola porque era aquilo que eles gostávam de fazer.Perguntei se era somente aquilo que era treinado e ele me respondeu que sim, que o craque nasce da prática, do contato com a bola. Perguntei se ele não colova os garotos para treinar chutes, cabeceios, cruzamentos a beirar a exaustão. Ele me respondeu que não, que eles não gostavam de fazer aquilo. Então ele me deu a dica de como era o trabalho nas escolinhas daqui. Então percebi que algo estava errado porque há uns 8 anos atrás assisti um vídeo em espanhol mostrando como se trabalha no Manchester United da Inglaterra. Neste vídeo é visto crinças nesta mesma idade treinando chutes, cruzamentos, cabeceios, movimentação (como num tabuleiro de dama), até num certo limite estabelecido por eles através de dados estatísticos. E depois é que vinha uma movimentação com a bola. E na pelada deles, aqueles fundamentos eram exercitados dentro dos critérios práticos sempre se verificando os dados estatísticos. Daí um senhor informou que eram os dados estatístico que na verdade iriam escolher os melhores, não simplesmente o olho. Nada de que precisasse de enorme injeção financeira. Lembrei que eles pegavam o cantinho da trave (parte de baixo e depois o ângulo superior) e fazim um círculo de um tamanho de uma cesta de basquete. Um garoto fazia um cruzamento e o outro tinha que colocar a bola de cabeça naquele círculo. Depois de tanto fazer aquilo, eles mudavam para a prática dos chutes e os garotos agora tinham que chutar a bola e fazer ela passar por aqueles círculos. Tudo também era anotado. Estava claro porque muitos deles são bons de cabeça e de chutes. Eu entedi que aquilo era exercitado na europa, nos grandes clubes. A título de cmparação, no voleibol do Brasil, os técnicos costumam aumentar a altura da rede nos treinos para dificultar a vida dos jogadores e melhorar o impulso. Como nos jogos valendo as redes estarão mais baixas, aí os atletas terão mais facilidades. Comparo esta técnica a dos ingleses. Bom, tudo isso é para mostrar que nós precisamos de professores. Eu não sabia disso tudo, aprendi um pouco. Não quero dar aula, ser professor, apenas contar o que já vi e ouvi. Muitos treinadores aqui no Piauí também não sabem de muitas técnicas e malandragem (no bom sentido) porque não há intercâmbio de jogadores de futebol do PI com os do Sul e consequentemente quando estes vierem a ser técnicos só repassarão a experiência aprendida em nossa terra, ou seja, quase nada. Por isso que estamos distantes do mundo do futebol. E a visão sobre o bom ou ruim atleta não é fácil. Tanto que um jogador dispensado quando criança de um clube dá certo em outro. Isso tudo depende de competência e bastane vivência dentro das competições. E nós do Piauí estamos a margem há muito tempo. É preciso humildade e recomeçar. Se bem que nunca começamos. Aqui temos bons valores, como em qualquer canto do país, mas é preciso de técnicas, fundamento, professor com experiência.

Flamengo x Sampaio

Futebol tem lógica. Quando não dá esta é por questão de cara ou coroa. Se o Sampaio ganhou aqui, deve não perder em Codó. E na decisão da chave fará jogo de cumpadre contra o Guarany na última rodada, deixando o JV e Flamengo morrendo na praia aqui em Teresina.

domingo, 1 de agosto de 2010

Decisão para o Flamengo

Cada jogo na série D é uma decisão. O Esporte Clube Flamengo deve entrar hoje no campo de jogo como se fosse a partida que lhe daria o acesso à série A. Não pode nem pensar em empatar apesar de o jogo ser bastante difícil, porque eles também estão querendo a primeira vitória. Mas se o time quer ir longe tem que começar pelo tradiocional time do nordeste, no caso o Sampaio do Maranhão. Se não ganhar hoje, não deverá ganhar em Codó contra o mesmo Sampaio porque lá quem manda é o Ségio Frota presidente da Bolívia. O que tem quer ser feito nesta tarde é somente ganhar, ganhar ou ganhar de qualquer jeito e busccar pelo menos um ponto lá no interior do Maranhão. E depois da partida de logo mais o Fla já deve pensar no extra campo que pode acontecer na próxima partida, como por exemplo tentar hospedagem no mesmo hotel do trio que irá apitar a partida etc, etc. Caso não consiga arrancar pelo menos 3 pontos em uma dessas duas partidas contra o mesmo adversário, aí vai para Sobral com apenas 2 ou 3 pontos e dificilmente vencerá o Guarany que estará naquela oportunidade quase classidicado, embalado após a vitória maiúscula de ontem sobre o Lideral. Então daqui mais a algumas horas no Albertão é tudo ou tudo. Não pode sequer empatar. Sobre a arrogância do Sérgio Frota (presidente do Sampaio) citada em postagem anterior, não vi isso no vídeo abaixo. Vi o cidadão bastante chateado com a derrota de seu time contra o JV por 2 a 1.