Mais um time nordestino e interiorano na série B. Agora foi a vez do Salgueiro Atlético Clube da cidade do mesmo nome(Salgueiro/PE). Já tive de passagem por essa cidade. É uma cidade típica do interior do nordeste(população não chega a 60.000 habitantes), ou seja, pequena e sem muita estrutura até mesmo para o futebol. Mas o trabalho e a competência de seu pessoal fez com que esse desconhecido time chegasse a um importante degrau do futebol brasileiro como é a série B. O Ceará já tem o seu representante do interior, o Icasa de Juazeiro do Norte/CE. Pernambuco também. Cidades não muito distantes umas das outras. Apenas 112 km de viagem. Como o pessoal daquela região gosta de futebol, heim? A pequena Salgueiro cujo estádio com capacidade para 6.000 torcedores pertence à prefeitura ganhará agora um estádio com capacidade para 10.000. É que o governador Eduardo Campos, ainda no aerorporto de Recife quando foi recepcionar o time vindo de Belém, prometeu aumentar a capacidade do estádio. A conquista do time do Salgueiro se deve a jogadores quase que 100% da região nordeste. Pesquisando no site do Carcará deu para perceber que a maioria dos jogadores é dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. E do interior, principalmene da própria cidade de Salgueiro. Isso demonstra seriedade no trabalho de seus dirigentes. Esta seriedade rendeu o reconhecimento da superioridade do time pernambucano sobre o paraense, no caso o Paysandu, quando o Carcará venceu por 3 a 2 ao Papão, sendo aplaudido no final do jogo pela torcida marajoara. O reconhecimento está no site do Paysandu. A seguir um pouco da história do Salgueiro Esporte Clube: O Salgueiro Atlético Clube foi fundado em 23 de março de 1972 com o nome Clube Atlético de Salgueiro. O time era amador e somente em 2005 veio a profissionalização, com o time disputando o Campeonato Pernambucano da Série A2 ficando em 2º lugar e subindo para a 1ª divisão do futebol Pernambucano. Nesse mesmo ano conquistou o título da Copa Pernambuco.
Em 2006 ano da sua primeira participação no Campeonato Pernambucano da 1ª divisão, o time não resistiu e acabou sendo rebaixado.
Em 2007 o Salgueiro deu a volta por cima e conquistou o título do Campeonato Pernambucano da Série A2, retornando a primeira divisão.
Em 2008 o time fez uma brilhante participação no Pernambucano terminando em 4º lugar, garantindo vaga no Campeonato Brasileiro da Série C. Na sua primeira participação em uma competição nacional, alcançou seu objetivo que era permanecer na Série C.
Em 2009, no Campeonato Pernambucano, o Salgueiro conseguiu repetir a colocação conseguida em 2008, terminando em 4º lugar.
No Brasileiro mais uma boa participação e a permanência na Série C.
Em 2010, apesar das dificuldades financeiras, o Salgueiro terminou a competição estadual na 8ª posição, passou para a fase de mata-mata do Interior e tornou-se o primeiro Campeão Oficial do Interior Pernambucano.
Mascote: Carcará
Cores: Verde, vermelha e branca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.