Abaixo, reportagem sobre o Rei Pelé em Alagoas.


O maior palco do futebol alagoano está de cara nova. Depois de quase um ano e meio fechado para reformas, o Estádio Rei Pelé será reinaugurado neste domingo (27), a partir das 18 horas, quando a bola voltará a rolar no muito bem cuidado gramado do Trapichão, cuja beleza certamente voltará a encher os olhos do torcedor que for acompanhar mais um clássico das multidões, entre CSA e CRB, em partida válida pelo Campeonato do Nordeste.
E para completar a festa, nada melhor do que a presença de quem dá nome ao estádio. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, teve sua presença confirmada e dará o pontapé inicial ao espetáculo entre os dois mais tradicionais clubes do nosso futebol. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o atleta do século deverá desembarcar no Aeroporto Zumbi dos Palmares por volta das 11h30, quando será recebido pelo governador Teotonio Vilela Filho, com quem visitará, em breve sobrevôo, os municípios devastados pelas enchentes que deixaram milhares de desabrigados no interior de Alagoas.
Devido à tragédia que já consumiu mais de 30 vidas, o Governo do Estado cancelou as festividades previstas para este domingo, mas manteve a cerimônia de homenagens ao Rei Pelé, que virá acompanhado do ministro dos Esportes, Orlando Silva. Na tarde deste domingo, concederá entrevista coletiva à imprensa e deixará sua marca no Hall da Fama do estádio que completa 40 anos de vida em grande estilo, agora dotado de modernidade e infra-estrutura capazes de competir com outros grandes palcos esportivos do país.
Para o secretário-adjunto de Estado da Educação e do Esporte, Jorge Sexto, ‘o povo alagoano agora dispõe de um novo Rei Pelé’, destacando a urgente necessidade da reforma em que se investiu R$ 12 milhões, na recuperação da estrutura e nas instalações elétricas e hidrossanitárias.
Trapichão tem capacidade para 22 mil lugares
“A reforma simplesmente salvou o Estádio Rei Pelé, que não recebia reparos desde 1982, quando Geraldo Bulhões ainda era governador. Esta sim foi uma reforma de verdade, pois, naquele ano, o que se viu foi uma simples pintura. Com o novo Trapichão, eliminados o risco de presenciarmos tragédias como a do Estádio da Fonte Nova, em Salvador, onde um buraco se abriu na arquibancada e sete pessoas morreram”, comentou o secretário, acrescentando que os benefícios, em sua maior parte, não se encontram ‘a olho nu’.
“Mais de setenta por cento do investimento está ‘enterrado’, pois, resolvemos antigos problemas como infiltrações e ‘pingueiras’. O Rei Pelé agora tem um sistema de som perfeito, um moderno placar eletrônico, além de um gramado igualmente intacto, com irrigação eletrônica que nos proporciona economia de energia, água e mão-de-obra”, emendou Jorge Sexto, afirmando ainda que o estádio permanece com capacidade para 22 mil lugares.
“Ainda estamos estudando como vamos dispor as cadeiras em locais como a grande arquibancada, tradicionalmente ocupada pelos azulinos, já que deveremos disponibilizar um pedaço daquele espaço para que a torcida organizada do CSA possa fazer suas coreografias que abrilhantam o espetáculo”, complementou o secretário e também presidente do Time do Mutange.
Itens da reforma:
Foram recuperados 380 pilares - só na arquibancada baixa, além dos pilares periféricos;
Nova manta de impermeabilização - foram aplicados 18.000 m² de manta autoprotegida (ardosiada);
Novo sistema de irrigação automatizado - moderno;
Novo placar eletrônico - tipo LCD de Led, que permitirá a inserção de imagens e vídeo;
Novo elevador - com capacidade para dez pessoas;
Sistema de força e energia - compostos de subestações de 450 kva totalmente recuperadas;
Vestiários - todos reformados, climatizados e com sala para coletivas de imprensa;
Novas cadeiras nos bancos de reserva - modernos e confortáveis bancos anatômicos de nível internacional;
Cabines de rádio - totalmente reformadas com novo sistema de refrigeração e revestimento acústico;
Gramado do Rei Pelé está em perfeito estado
Sistema de iluminação - seis torres com 100 projetores de 2.000 wats, sendo 198 refletores de 400 wats na marquise, e 60 luminárias tipo LED;
Segurança, novos equipamentos e câmeras - moderno sistema de monitoramento com 35 câmeras e sistema de alarme;
Sonorização - novo sistema de som com qualidade de audição para todo o estádio
Sistema hidrossanitário – duas estações elevatórias novas individualizando o sistema de esgoto;
Sanitários - 34 sanitários públicos, todos revestidos em cerâmica e utensílios à prova de vandalismo;
Restaurante - totalmente recuperado e adaptado aos padrões da vigilância sanitária;
Museu do Esporte - reforma com nova pintura e colocação de piso em porcelanato
http://gazetaweb.globo.com/v2/esportes/texto_completo.php?c=35599
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.