29 de maio. O último dia do ano de 2011 para o Clube do Remo. Um dos clubes de maior torcida no Pará, o Leão perdeu para o Independente por 2 a 0, foi eliminado na semifinal do segundo turno Campeonato Paraense e deu adeus a qualquer chance de disputar a Série D do Brasileirão.
O Remo havia vencido a primeira partida por 1 a 0 e podia até empatar neste domingo em Tucuruí para enfrentar o Cametá (que eliminou o São Raimundo com vitória por 3 a 0) na final do returno. Mas os gols de Evandro Pará e Marçal acabaram com as esperanças remistas.
Como o Pará tem direito a apenas uma vaga na Série D, esta será disputada entre Independente e Cametá. Campeão do primeiro turno, o Paysandu disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.
O Remo caiu para a Terceirona em 2007 e não obteve classificação satisfatória para manter-se na Série C em 2008. No ano seguinte (assim como no atual), não conseguiu classifcação para a Série D pelo Estadual. Na única participação na quarta divisão, em 2010, o Remo foi eliminado pelo Vila Aurora-MT.
Comentário: lá também tem os criminosos do futebol. Esta situação do Remo é a falta de uma administração empresarial/gerencial. A diferença para o futebol do PI é que eles não vendem as suas sedes.
Caos no Piauí é a esperança do Remo
O Liberal - 01/06/2011
O caos na Federação de Futebol do Piauí (FFP) continua alimentando os sonhos do Remo ainda disputar a Série D do Brasileiro. Apesar de ontem terem surgido especulações sobre uma hipotética irregularidade do meia Edílson Belém, do Independente - fato descartado prontamente pela Federação Paraense -, a única esperança dos dirigentes azulinos é de que a CBF enfim decida que o Piauí não terá representante na Série D deste ano, uma vez que a briga pelo poder naquela entidade ainda ameaça a sequência e até mesmo a validade do Campeonato Piauiense 2011.
E as chances disso acontecer são cada vez maiores. Mesmo depois que o presidente indicado pela própria CBF, João Miranda, tenha marcado para esta quinta-feira e domingo as semifinais da competição estadual - River (PI) x 4 de Julho (PI) e Comercial (PI) x Parnahyba (PI) -, não há nenhuma garantia de que esta determinação será cumprida.
Os demais clubes já entraram com uma ação na Justiça Desportiva denunciando o erro cometido pela entidade nacional ao considerar o Parnahyba (PI) a "associação com maior tempo de filiação" à FFP, atropelando os direitos de Caiçara (PI), Comercial (PI), Flamengo (PI), Fluminense (PI), Piauí (PI) e River (PI).
Além disso, o documento alega que a Resolução nº 05/2011, assinada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, provocou uma outra polêmica: a anulação dos 13 últimos jogos da competição, todos na gestão da Junta Governamental presidida por Reinaldo Ferreira. Por isso, argumentam os demais clubes, estas partidas anuladas terão que ser disputadas novamente e só então serão conhecidos os semifinalistas do Piauiense.
Como esta confusão jurídica e política parece cada vez mais distante de um final, a possibilidade da CBF afastar o Piauí da Série D também é cada vez maior. Caso isso ocorra, o Remo deverá ser beneficiado. Isso porque o regulamento da Quarta Divisão, que foi modificado para esta temporada, prevê que caso um Estado não tenha representante indicado por sua Federação, um substituto terá que vir da Federação com melhor ranking dentro do mesmo grupo.
E no caso do Grupo 2, que tem ainda clubes do Maranhão e do Amapá, a Federação Paraense é a que está nestas condições. E como o Remo deve terminar o Parazão na terceira colocação, com 34 pontos no geral, a vaga seria automaticamente sua. A outra, como é de conhecimento público, será do vencedor do duelo entre Cametá e Independente, na decisão da Taça Estado do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.