sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ser ou não ser, eis a questão!, por Joca Oeiras

(Joca Oeiras, 29/07/2011, às 09:05:53)

Sem qualquer bairrismo, ufanismo, nacionalismo ou, mesmo, anticapitalismo, afirmo uma verdade cristalina, em Teresina e alhures: Crush Cajuíma NÃO É Cajuína! Algumas pessoas, o Mauro Sampaio é uma delas, perguntam pela base legal para obrigar, judicialmente, a Coca-Cola a abster-se de utilizar o nome cajuína em seu refrigerante.

Vamos refrescar a nossa memória: durante anos a Sadia lutou, judicialmente, para conseguir, no final, intitular de Presunto de Peru o fiambre que ela fabrica à base daquela ave. Vinhos, queijos, chocolates, todos estes produtos tem regras para se denominarem “Vinho do Porto”, “Chocolate ao leite”, Queijo ‘gruiére’, ‘gorgonzola’, ‘parmesão’, Presunto ‘Parma’, etc. Ambos são couves, mas ninguém chama couve brócolis de couve-flor nem vice-versa.

Voltando; mesmo que a Cajuína ainda não possa ser considerada, oficialmente, Patrimônio Cultural do Piauí existe uma coisa que ninguém pode retirar dela: SUA IDENTIDADE!”*. Mal comparando, um matuto que até os 21 anos não obteve registro de nascimento, será que não come, bebe, ama, fode, será que não existe?

Chamar qualquer coisa que contenha caju de Cajuína é um despropósito. E não venham me dizer que não há interesses comerciais envolvidos. Os produtores de Cajuína fazem do fabrico e comercialização desta bebida uma lucrativa atividade econômica.

Há quem prefira a Coca-Cola a Cajuína, um direito, como todos os demais, que se deve respeitar, jamais contestar. Mas quem tem este gosto sabe o que é Coca-Cola e o que é cajuína. Quem vier a tomar Crush-Cajuína – sem, previamente, conhecer a cristalina bebida – poderá ser levado a pensar que está tomando cajuína, comprar gato por lebre.

Um último lembrete aos que podem agir judicialmente contra esta iniqüidade: o Direito não protege a quem dorme, isto é, a Coca Cola está na dela. Errados seremos nós, se ficarmos inertes.

*Cajuína - é uma bebida típica do nordeste brasileiro, sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju, no interior da embalagem, apresentando uma cor amarelo-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco. Preparada de maneira artesanal, é muito comum nos estados do Ceará e Piauí.

Joca Oeiras, o anjo andarilho - acessepiaui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.