domingo, 14 de fevereiro de 2010

História da Copa do Nordeste

A primeira edição do Nordestão aconteceu em 1994, em Alagoas, e contou com várias sedes no estado, tendo a final sido disputada na capital, Maceió, no Estádio Rei Pelé. Depois, voltou a ser disputada em 1997, quando passou a ser organizada pela CBF, com os clubes entrando durante algum tempo pelo critério de merecimento: participavam apenas os melhores classificados nas respectivas competições estaduais. Nos dois primeiros anos, assegurava ao campeão uma vaga na Copa Conmebol do mesmo ano.
Em 2001, uma nova fórmula para o certame foi designado, passando a ser disputado em pontos corridos com os quatro melhores classificados ao fim dos confrontos avançando às semifinais. Essa mudança gerou muito investimento no campeonato, e chegou a ser a competição com melhor média de público do país na época.[carece de fontes?] Nas duas edições em que foi disputada por pontos corridos, assim como em 2000, os primeiros colocados ganhavam vagas na Copa dos Campeões.
Apesar do notável crescimento e da importância que ganhava no cenário nacional, o torneio foi cancelado em 2004, havendo uma última edição no ano anterior sem diversos dos principais clube da região, pela CBF, por falta de datas no calendário anual, embora o contrato acertado com os clubes garantisse mais algumas edições. Vários desses clubes processaram a entidade máxima do futebol brasileiro e ganharam a causa. Um acordo foi feito no início de 2010 para a volta do campeonato, com a condição da extinção deste processo, e a previsão é de que a Copa volte neste mesmo ano ou em 2011.[1][2]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.