sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Presidente da Liga confirma Copa do Nordeste sem PI e MA


Perguntar não ofende. Vão deixar de graça? Eles brigaram judicialmente com a CBF e estão quase conseguindo. E nós? vamos esperar receber de presente sem lutar, ir atrás? Abaixo, na entrevista, o presidente da liga dá uma dica: "Poderiam também tentar organizar uma Copa Norte". Com outras palavras: já está tudo acertado sem PI e MA. Veja texto publicado ontem no cidadeverde.com:


Antes da bola rolar na quarta-feira, conversei por telefone com Eduardo Serrano da Rocha, simpático torcedor do América/RN, presidente da Liga de Clubes de Futebol do Nordeste. O assunto é o Campeonato do Nordeste, o Nordestão. E também aquilo que interessa a River, Flamengo, Sampaio Correa, e Moto Club: participar do torneio.
Advogado, Rocha deu uma visão pessoal e jurídica do que pode acontecer. Afinal, tudo depende ainda de um acordo na Justiça, e do que os clubes da Liga aprovarem em assembleia. E também da CBF, porque Piauí e Maranhão estão na região Norte do mapa da entidade. Falou que tem muitos amigos em Teresina, que a cidade é muito simpática... Mas suas previsões, ainda otimistas, não são as que os clubes da capital piauiense esperam.
Então, sejamos didáticos. Vamos aos tópicos:
1) Vai rolar Campeonato do Nordeste em 2010?
- É preciso que seja dito e que fique claro. Estamos representando 16 clubes de uma Liga prestes a conseguir um acordo com a CBF, abrindo mão de indenização que lhe foi concedida com demanda judicial pela realização do torneio nos próximos três anos.
Comenta-se que a indenização pelas perdas da não realização do torneio seria de R$ 25 milhões. Rocha desconversou e disse que isso é o que menos interessa. Realmente, é o de menos.
2) Dá para incluir os times do Piauí e Maranhão na próxima edição?
- Sou advogado, e ao meu ver, isso é intransponível: o acordo judicial deve favorecer aqueles disputantes daquela ação. Os times do Piauí, assim como do Maranhão, disputaram a Copa Norte. São clubes do Nordeste, e sou favorável a vinda deles. Vejo com bons olhos, não tenho nada contra. Não é nem uma falta de interesse, mas não vejo isso ser possível juridicamente agora.
Nessa interpretação do acordo, se o mesmo sair, o Campeonato do Nordeste deve ser disputado também pelos mesmos 16 times que encerraram o torneio em sua última edição, no começo da década.
3) Após três anos, em 2013, Piauí e Maranhão podem participar?
- A nossa previsão é de perenizar a competição. Não vejo motivo para não ser atendido o pleito dos clubes do Maranhão e Piauí. Se a Liga aprovar, eles vão participar do torneio seletivo. O Campeonato tem ascenso e descenso, e eles terão de disputar esse acesso. Falo por mim. Pode ser que a liga também não queira. Poderiam (piauienses e maranhenses) também tentarem organizar uma liga do Norte.
A sinalização é positiva, mas a liga ainda precisa aprovar essa inclusão de Piauí e Maranhão, e ver se isso não criará problemas com a CBF. Por isso, não dá para saber quais e quantos clubes de cada estado do meio norte entrariam no seletivo.
4) Presidente da liga pede paciência
- É prematuro fazer essa discussão. Ao invés de facilitar, pode prejudicar. Primeiro vamos ter a garantia do torneio. Precisamos ser mais prudentes nessa hora. Construímos um cenário. É preciso ter paciência e cuidado com essa situação.
Haverá uma reunião nesta quinta-feira em Aracajú/SE, às 17h. Muita coisa será discutida. É fato, Piauí e Maranhão estão fora de um torneio que sequer existe ainda. Para entrar, ou os Estados usam sua influência para tentar ajudar e conseguir sua inclusão em troca nesse acordo, ou então esperam pela Liga resolver a situação com a CBF.

Autor - Fábio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.