terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O "modesto" Flamengo do PI

É comum numa competição como a Copa do Brasil a imprensa do maior centro sempre se dirigir aos times de menores tradições com adjetivos no diminutivo. Mas que fique claro que ela é a maior culpada pela decretação da falência destes mesmos centros. Cito como exemplo o seguinte: não tem cabimento no dia de um jogo do campeonato piauiense haver televisionamento das competições lá de baixo do mapa para outras regiões onde há estadual. Agora como a maior parte da mídia do sul/sudeste é covarde, ao mesmo tempo que eles contribuem com aquela prática nociva ao nosso futebol, vêm falar em times modestos, pobres. Mostram reportagens cujas entrelinhas está embutida a parte negativa. A partir da notícia vem a chacota, a humilhação. Como diz o ditado: "mata-se o cachorro, depois pisa-se nele depois de morto". Ou seja, se tivéssemos uma Copa do Nordeste, o nosso futebol não seria isso que temos. Mas a CBF, que defende o interesse dos grandes, tenta de todas as formas barrar o crescimento.
Por isso que , mesmo eles utilizando constatemente inúmeros adjetivos daquele grau, como piauiense, nordestino e flamenguista(PI) jamais vou torcer por clubes que não sejam deste estado, desta região. Não sou daqueles que se satisfaz com amor virtual, amor de internet. É assim que eu vejo o amor de muitos piauienses, nordestinos pelos clubes lá de baixo. Mas a maioria não tem culpa. Isso deriva de uma porção de variáveis principalemente educacional, cultural...
Não costumo entrar naquele clima emocional das tranmissões da maioria das grandes TV's, exceto quando o foco seja o meu Flamengo/PI, o meu estado.
Procuro ver friamente o que acontece no esporte, mas precisamente, no futebol. Vejo que o nível está bastante ruim, beirando ao péssimo. Muitos desses jogadores que hoje jogam na Sociedade Esportiva Palmeiras não seriam escalados nem em bancos de reservas das grandes equipes do passado. Cito como exemplo o próprio Diego Sousa: é um jogador comum, não um craque (por que não o levam para a Copa?). O próprio Keirrison. Quando venderam o Robinho ao Real Madrid, eu pensei logo: "enganaram os gringos". Falei ao meu irmão e este achou um absurdo. Taí o rapaz do Santos tendo que voltar porque lá não deu certo. Muita divulgação para pouco resultado. Mas tem a imprensa brasileira que está aí para manipular: ninguém falou daquele gol de letra que foi feito às custas de impedimento no último domingo pelo Paulistão. Assim é a nossa mídia. E se estou totalmente enganado em relação à qualidade desses jogadores, pergunto: quando foi o último craque de verdade que foi vendido para os gringos. Para mim, foi o Ronaldinho Gaúcho, preterido hoje pelo arrogante Dunga, que é outro que está na seleção Brasileira às custas da experiência do Jorginho. Cada um tem uma opinião. Eu tenho a minha: e para mim, o Palmeiras é um time modesto se comparado aos grandes times do passado, como por exemplo, o Palmeiras da década de 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.