Utilizando-se de Planejamento Estratégico de longo Prazo e um Moderno Conceito de Gestão o Clube é uma das referências do futebol brasileiro em gestão e administração.
Este conceito de gestão denominado “Norte Único Compartilhado” prevê uma gestão comprometida com a base estratégica, mas permanentemente voltada para a visão, com o comprometimento e a participação de todas as áreas envolvidas nos processos, ou seja, Diretoria, Conselhos, Executivos e Colaboradores.
A continuidade administrativa é assegurada através do Conselho de Planejamento, com representação de todos os órgãos do Clube, que revisa anualmente o Planejamento Estratégico e avalia os Planos Anuais de Ação.
A Alta Administração é exercida por uma Diretoria Executiva composta pelo Presidente e dois Vice Presidentes eleitos. As seis unidades de Negócio são coordenadas por Vice-Presidentes indicados pela Diretoria Executiva e administradas por dois Executivos chamados de Superintendentes.
A sustentabilidade é garantida por um Conselho Deliberativo atuante e participativo, bem como pelos Conselhos Consultivo e Fiscal.
Planejamento
Bases Estratégicas Filosóficas
Visão
Ser um clube vencedor, valorizando seus torcedores, reconhecido como formador de atletas e respeitado e admirado por sua estrutura e conduta.
Missão
Promover a formação de atletas-cidadãos por meio de uma estrutura profissional, que privilegie estratégias e ações que resultem em uma maior competitividade do clube.
Negócio
Paixão e entretenimento por meio do futebol de alta performance.
Valores e Princípios
Torcedor: razão da existência do clube;
Associados e Conselheiros: base de sustentação do clube;
Dirigentes: defensores dos Valores e Princípios do clube e responsáveis diretos pelos resultados;
Colaboradores: respeitados, reconhecidos e valorizados;
Patrocinadores, Apoiadores e Fornecedores: parcerias éticas, sólidas e capazes de gerar resultados positivos ao clube;
Atletas e Comissões Técnicas: profissionais que lutam pelas vitórias e que possuem características de se transformarem em ídolos por suas condutas;
Ética: transparência nas atitudes;
Imagem: valor maior a ser preservado;
Comunidade: o clube como veículo de divulgação da cidade, da região, e de seu potencial;
Mídia: meio de difusão e comunicação das bases estratégico-filosóficas do clube e de suas estratégias, ações e respectivos resultados;
Responsabilidade Sócio-Ambiental: comprometimento com a preservação da vida, da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.
Diretrizes
Crescimento Sustentável
Estrutura econômico-financeira capaz de consolidar o clube e possibilitar o seu crescimento de forma concreta e sob uma perspectiva de longo prazo.
Profissionalização
Estrutura, organização e alocação de recursos (financeiros, tecnológicos e humanos) com foco em resultados.
Futebol
Competitividade esportiva.
Clientes
Públicos direta e indiretamente relacionados com o clube (associados, torcedores, simpatizantes e comunidade em geral).
Mercado
Ambiente de atuação do clube.
Infra-estrutura
Instalações físicas e demais recursos tangíveis disponíveis.
Imagem
Resultante da força da marca e da reputação do clube em seu mercado de atuação
Fonte: http://www.juventude.com.br/O-Clube/Gestao-Administrativa/
Comentário: o que chama a atenção é que eles publicam tudo que acontece com o clube, como Balanço Patrimonial, Edital de Convocação e Relatório de Gestão, ou seja, aquilo que são vistos nas empresas comerciais. Assim o associado pode acompanhar toda a transparência dos recursos aplicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.