terça-feira, 21 de setembro de 2010

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SAMPAIO CORREA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O BIÊNIO 2010 / 2011



1 – APRESENTAÇÃO

Este documento formaliza e divulga as ações de planejamento no âmbito institucional, tornando-as articuladas e não fragmentárias. Também significa uma contribuição a Instituição Sampaio Corrêa, campeão de títulos no futebol maranhense e com grande participação em competições nacional e internacional longo dos seus oitenta e quatro anos. Sabemos que ainda há muito por fazer para que a nossa Bolívia Querida retorne ao seu caminho de glórias e de grandes conquistas.

O Planejamento Estratégico que desenvolvemos incrementa ações em todos os setores, define com clareza seus objetivos e suas metas a serem alcançadas, utilizando-se ferramentas modernas de administração, passando por uma verdadeira revolução na cultura de sua gestão do clube. É o processo pelo qual a nova Diretoria prioriza os seus objetivos de médio e longo prazo e das estratégias mais adequadas para atingir seus objetivos. Trata-se de pensar antecipadamente, prevendo os impactos que as decisões presentes terão no futuro de médio e longo prazo. Não é projetar o passado ou ignorá-lo, mas criar um novo futuro.

Planejar estrategicamente constitui-se ainda de uma moderna forma de gestão, largamente consagrada no setor empresarial e utilizada pelas novas empresas e corporações do mundo.

MAPA ESTRATÉGICO

Como primeiro passo definimos as razões das estratégias (MISSÃO), a posição a ser alcançada em curto período de tempo (VISÃO) e as crenças que darão alma a eficácia da Instituição Sampaio Corrêa (VALORES).

NEGÓCIOS DO SAMPAIO CORRÊA:

Entretendimento sócio-esportivo focado no futebol.

MISSÃO DO SAMPAIO CORRÊA

A missão do Sampaio Corrêa define a razão de sua própria existência como clube de futebol profissional e delimita suas atividades quanto ao lugar que deseja ocupar no cenário esportivo.

A MISSÃO DO SCFC É:

Tornar a Instituição um grande clube de futebol profissional com estrutura organizacional de clube /empresa, visando satisfazer o universo tricolor com conquistas de vitórias e títulos, com retorno programado ao Grupo de Elite do Futebol Brasileiro a partir deste ano de 2011, com a participação no Campeonato Brasileiro da Série C- 3ª Divisão.

VISÃO DE FUTURO DO SAMPAIO CORRÊA

A visão de futuro da Instituição aponta o caminho e o que almeja ser diante da nova ordem mundial, caracterizada pela era da globalização.


A VISÃO DE FUTURO DO SCFC É:

Pela excelência de sua gestão, até o ano de 2010, ser um Clube de Futebol de referência, baseado nos princípios éticos, morais e democráticos, voltando a ser reconhecido e respeitado como uma liderança no cenário nacional e internacional.

DIRETRIZES INSTITUCIONAIS / VALORES

As Diretrizes Institucionais norteiam os caminhos que o clube deve tomar, para cumprir com a missão a que se propôs e consolidar, assim, o desenvolvimento da Instituição. São elas que direcionam as ações a serem executadas por todos os segmentos envolvidos no processo e que as impulsionam ás “metas previstas”.
Espírito de equipe vencedora;

* Honestidade e propósito (servir e não se servir);
* Doação, amor e paixão pelo clube;
* Profissionalismo e transparência;
* Valorização de sua história;
* Atitude com bom senso;
* Ética e responsabilidade social;
* Atenção e respeito para com a torcida;
* Valorização do atleta maranhense (prata da casa);
* Competência Gerencial.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO / LINHA DE AÇÕES

O Posicionamento Estratégico é a ação que pretendemos colocar em prática com vistas ao aproveitamento de uma oportunidade, neutralizando as ameaça, fortalecendo as vantagens e, finalmente, eliminando as fraquezas interna.



A SEGUIR AS AÇÕES E OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

1 – GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

* Criar o Planejamento e o Controle Orçamentário do Clube;
* Realizar estudo visando a modernização da Estrutura Organizacional, aos moldes de Clube Empresa, sugerindo ao Conselho Deliberativo a forma mais adequada, para sua aprovação e implementação;
* Resgatar a credibilidade da Gestão Administrativa e Financeira do clube através do cumprimento de leis, contratos e acordos firmados pela Diretoria com atletas, empregados e fornecedores;
* Levantar a situação financeira do clube junto a FMF, no que tange ao pagamento de dívidas trabalhistas advindas de Execuções Judiciais e parcelamento junto ao INSS e outros;
* Priorizar a regularidade Fiscal com o equacionamento do passivo do clube junto a Receita Federal, INSS, FGTS, Execuções Judiciais de atletas e funcionários;
* Fomentar a participação efetiva na TIMEMANIA a fim de agregar receitas ao clube e obtendo o parcelamento de débitos tributários / FGTS, agregando receitas ao clube;
* Capacitar recursos financeiros em Regime de Parceria,explorando não só o patrocínio nos uniformes, como também o merchandising;
* Adotar política de austeridade financeira, equalizando e realinhando os salários de atletas e empregados diretos, mantendo a estabilidade das contas, ampliando as fontes de receita do clube.
* Designar fortes representantes do clube junto FMF, atentar e participar diretamente na elaboração de Regulamentos das Competições, para que estes sejam de fórmulas simples e compreensíveis, e que cada equipe dispute no máximo dois jogos por semana.
* Criar uma Ouvidoria, subordinada diretamente a Presidência do Clube.
* Modernizar o sistema de cobrança de mensalidades de sócios, venda de títulos e taxas de manutenção, através da rede bancária;
* Implementar pagamentos de atletas, funcionários e fornecedores através da rede bancária;
* Valorizar o quadro de funcionários para uma administração profissionalizada e treinada para o exercício de suas funções.
* Definir e Lançar a comercialização de Titulo de Sócio;
* Implementar controles internos eficientes e fiscalização junto a Federação Maranhense de Futebol quando da realização de jogos, para eliminar a evasão de renda nos estádios.

2 – GESTÃO FUTEBOL PROFISSIONAL

* Planejamento do Futebol - Fortalecer a Equipe Principal, visando a conquista da Copa União e do Campeonato Maranhense/2010, do Campeonato Brasileiro Série D, com ascensão para o Campeonato Brasileiro Série C e ainda disputa com possibilidade de conquista da Copa Brasil/2010;
* Aprimorar a Equipe Técnica, o Departamento de Futebol;
* Dotar o Departamento Médico de condições ideais para o atendimento aos atletas profissionais e de base incrementando o apoio necessário;
* Valorizar os atletas maranhenses (Prata da Casa), adotando políticas de investimento, oferecendo condições de trabalho, para que no futuro o clube possa contar com o seu patrimônio (atleta) e contar com um elenco de atletas genuinamente maranhenses e com o retorno do investimento garantido.
* Buscar parceiras com uma grande empresa para o fornecimento de todo o material esportivo para as Equipes de profissionais e amadoras;
* Desenvolver parcerias com clubes e departamentos amadores para possibilitar a participação do SCFC em todas as competições amadoras, em todas as modalidades esportivas (Futsal, Voleibol, Basquete).


3 – CATEGORIAS DE BASE

* Aprimorar as instalações do CT com criação de alojamentos e vestiários;
* Criar o Departamento de Capacitação de Talentos;
* Criar Núcleo/Escolinhas na Grande São Luís em áreas adequadas e Pólos em Municípios do Estado, em regime de parcerias, visando também o social com incremento ainda mais as atividades esportivas;
* Criar a Escolinha de Futebol Feminino, investindo nessa categoria, objetivando o fortalecimento dessa equipe para disputas de torneios e competições oficiais, haja vista a projeção nacional que essa modalidade tem proporcionado.
* Fomentar a participação das Equipes de Base em torneios nacionais e internacionais dando mais experiência aos futuros craques;
* Intensificar a política de investir em treinadores e jovens atletas para fortalecer o clube como um todo;
* Mantendo o trabalho ascendente em todas as categorias promovendo ações junto aos atletas de base, preparando-os para chegarem ao time profissional prontos para atuar.

4 – GESTÃO PATRIMONIAL

* Revitalizar o CT, com recursos de patrocinadores, através do Projeto de Marketing que inclui:
- Obras de melhorias e reconstrução da sede social: salão de festa e deapoio e alojamento e vestiário;
- Ampliação da iluminação elétrica interna e externa;
- Asfaltamento do acesso interno da via principal do CT;
- Melhoria do sistema de drenagem e regramagem do campo 1;
- Regramagem do campo 2;
- Construção do campo Society;
* Regularização do terreno junto a Prefeitura Municipal;
* Realizar estudo de viabilidade econômica, para possível negociação de parte do terreno do CT em regime de parceria com instituições imobiliárias para a modernização da sede social com construção de alojamentos/concentração e campos de treinamentos;

5- GESTÃO JURIDICA

* Atualizar e adequar o Estatuto do Clube á Constituição Federal, ao Estatuto do Torcedor, Contenciosos Civil, Fiscal e trabalhista, controlando com rigor os prazos judiciais estabelecidos na defesa do interesses do clube de forma evitar enormes prejuízos;
* Levantar e acompanhar a quantidade de ações nas diversas esferas jurídicas e junto a FMF e CBF.

6 – GESTÃO DE MARKETING

* Reforçar ações de marketing visando gerar fontes de receitas, cuidar da imagem institucional e atender ás necessidades extra campo dos torcedores, tratando o futebol como principal produto e o torcedor encarado como principal cliente;
* Fomentar ações para a contratação de pessoal especializado para o setor, visando o gerenciamento de produtos estratégicos;
* Desenvolver e gerenciar a estratégia de marketing prospectando novos negócios geradores de receitas e imagem;
* Criar a Lojas/Butiques e/ou Quiosques para divulgação e comercialização de produtos com a marca Sampaio Corrêa (Artigos Esportivos e Souveniers);
* Desenvolver novos projetos atraindo notáveis torcedores bolivianos para interagir com o clube e gerar receitas para valorização do futebol;
* Criar uma Centro de Atendimento para sócios, torcedores em geral, visitantes e turistas mantendo um bom relacionamento com o clube;
* Institucionalizar e desenvolver o site oficial do clube, com o aprimoramento da sistemática de atualização das noticias diárias e incrementar a divulgação de:
- Balancetes e Balanços do Clube;
- Ações sociais implementadas pelo clube;
- Ações das Torcidas Organizadas etc.

7 – GESTÃO SOCIAL

* Resgatar a participação dos associados nas atividades sociais do clube como: colônia de férias, competições internos entre torcidas e associados, academia de ginástica, natação, festa comemorativa inclusive alusiva ao aniversário do clube);
* Recuperar a sala de troféus e galeria do Clube;
* Com a participação das Torcidas Organizadas, criar campanhas de apoio as causas sociais (doação de alimentos e sangue).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.