Campeonato piauiense
Terceira rodada, hoje 27/04
Flamengo PI x IV de Julho em Teresina
Barras x Ríver PI em Barras/PI
Picos x Parnahyba em Picos/PI
Amanhã, 28/04
Comercial x Princesa do Sul(Floriano) em Campo Maior/PI
O interventor do Flamengo do PI
Ontem ouvi o Senhor José Teles falar para uma rádio de Teresina. Perguntaram se ele tinha competência para colocar o time do Esporte Clube Flamengo em campo. Disse ele que sim, pois foi nomeado para administrar o Flamengo transitoriamente estando organizando a parte administrativa do clube, fichando diversos associados para levantar o números de sócios aptos a votar.
Desde o início venho acompanhando o desenrolar desta novela, quando o juiz Ricardo Gentil nomeou o interventor, isso lá pelo dia 16 de fevereiro.
Pelo que lembro e li, o interventor foi nomeado somente para organizar as eleições do clube, em princípio, em um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado. Colo abaixo parte da fala do magistrado retirada de uma reportagem do Acesse Piauí:
"Eu observei no estatuto o prazo de cinco dias para registro de chapa e até mesmo para tornar o processo eleitoral mais rápido, estipulei os 15 dias. O que não impede de haver uma prorrogação deste prazo. Conversarei com o interventor e se ele entender a necessidade de aumentar este prazo para o fiel cumprimento de sua atribuição, não haverá problema para aumentá-lo em mais cinco ou dez dias".
O magistrado tinha pressa para que o futuro presidente do clube tivesse tempo hábil para colocar ou não o time no campeonato piauiense. Caberia ao novo gestor esta decisão, não? Isso não quer dizer que o interventor tenha a mesma competência, tanto que foi estipulado um prazo pequeno de 15 dias, que por sinal já foi prorrogado para que fossem promovidas as eleições.
Ocorre que de lá para cá já se passaram dois meses. E neste ínterim o interventor tomou algumas decisões meios confusas como ter autorizada a participação do rubro-negro naquele torneio movimentação, talvez contrariando a dispositivos da Lei Pelé que obriga o cumprimento da legislação trabalhista (houve cumprimento? não sei). Pode ter havido uma medida talvez precipitada pois desta forma termina corroborando com ações tomadas por gestões que assumiram o Esporte Clube Flamengo no passado, gestões estas que levaram a alguns jogadores a ir buscar seus direitos trabalhista no tribunal. Não estaria o interventor cometendo os mesmo erros? Nesse período foi solicitado na justiça que houvesse a retirada do time na competição. E a justiça concordou.
Vem o campeonato piauiense. Outra vez há autorização (de onde?) para que o time participe de uma nova competição. Ocorre que os únicos patrimônios que o Esporte Clube Flamengo possuem são seus torcedores e o nome, a razão social. Pelo que já foi noticiado na imprensa, venderam tudo. Não tem mais campo para treinar e tão pouco uma sede própria. O correto não seria promover uma eleição, deixando a questão administrativa para o novo presidente? Na condição de torcedor, vejo que há muitos pontos de interrogação, como: quem está bancando o Flamengo do PI? A questão trabalhista está regular? Dois meses não seria tempo suficiente para se fazer uma eleição? Seria bom o senhor interventor refletir melhor, pois os mesmos erros podem estar sendo cometidos. Abaixo texto de fevereiro quando o juiz fala sobre a nomeação de um interventor.
Interventor deve ser nomeado nesta quinta
(Severino Filho, 16/02/2011, às 20:33:11)
O juiz Ricardo Gentil Eulálio Dantas, titular da 5ª Vara Cível de Teresina, deverá nomear, nesta quinta-feira, o interventor que irá conduzir o processo eleitoral para escolha da próxima diretoria do Esporte Clube Flamengo. O magistrado está apenas aguardando o retorno dos autos ao seu gabinete, oportunidade em que fará, "aleatoriamente", como informou ao Acessepiauí, a nomeação daquele que irá atuar como interventor no clube da Vila Olímpica.
Na manhã de hoje (16), Ricardo Gentil recebeu este repórter e confirmou que irá nomear o interventor tão logo o processo esteja novamente em seu gabinete. "Já sei que o Flamengo vai disputar a competição oficial já em abril e por isso vamos agilizar o andamento do feito para que não haja prejuízo à instituição". Ricardo também falou sobre o prazo de 15 dias que, para alguns observadores, seria pequeno para a eleição do Conselho Deliberativo e da diretoria executiva.
"Eu observei no estatuto o prazo de cinco dias para registro de chapa e até mesmo para tornar o processo eleitoral mais rápido, estipulei os 15 dias. O que não impede de haver uma prorrogação deste prazo. Conversarei com o interventor e se ele entender a necessidade de aumentar este prazo para o fiel cumprimento de sua atribuição, não haverá problema para aumentá-lo em mais cinco ou dez dias".
Sobre os critérios que irá utilizar para a escolha do interventor, Ricardo Gentil afirmou que o fará aleatoriamente. "No momento em que eles foram indicados pela Federação, obviamente estão todos preparados e cientes do que terão de fazer para cumprir o estatuto do clube. Desta forma, poderei escolher qualquer um e o farei a meu bel-prazer, pois todos certamente estão qualificados para o desempenho da função".
A Federação de Futebol do Piauí indicou três advogados, todos com experiência junto ao Tribunal de Justiça Desportiva: Edilson Costa Barros, Raimundo Nonato Barbosa Teixeira de Miranda e José Teles Veras. O prazo para o cumprimento do despacho do juiz da 5ª Vara Cível de Teresina vai começar a contar a partir do dia em que o interventor nomeado for comunicado da sua escolha.
Fonte: http://www.acessepiaui.com.br/coluna-do-buim/interventor-deve-ser-nomeado-nesta-quinta/10567.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A responsabilidade do comentário é do próprio internauta. O Blog não se responsabiliza por qualquer tipo de pensamento aqui postado.